logotipo vinhos.online

 

Este Site é independente!
Não está associado a nenhuma entidade produtora, engarrafadora, distribuidora, reguladora, ou quaisquer outras.
José Bento dos Santos - (Quinta do Monte d'Oiro)
Categoria - Produtores/Engarrafadores
Contacto: Quinta do Monte d'Oiro
Freixial de Cima - Alenquer
2580-404 Ventosa ALQ
Portugal

Tel: +351 213 171 343 Fax: +351 213 562 580
www - http://www.quintadomontedoiro.com
email - montedoiro@netc.pt
Apresentação - A Quinta do Monte d'Oiro tem, na região, grandes tradições na produção de vinho. A Quinta foi pertença, no século XIX, do Visconde de Chanceleiros, figura ímpar da vitivinicultura portuguesa, sobretudo no trabalho que desenvolveu na luta contra a filoxera. Uma importante parte desta luta concretizou-se na Quinta do Monte d'Oiro através do alagamento de parcelas situadas em quotas baixas, circundantes do curso de água existente.

A decisão de modernizar a vinha da Quinta do Monte d'Oiro foi tomada em 1990 tendo-se estudado relativamente às condições ecológicas do local, quais as castas mais adequadas. Após tal estudo, foi escolhida a casta Syrah, cujos bacelos (clones de grande qualidade) foram importados directamente de França, da região das Côtes du Rhone.
A primeira replantação teve então lugar numa parcela com 2,75 hectares de meia encosta virada a sul e de conhecidas potencialidades, denominada "Vinha da Nora".

A vinha foi plantada no início de 1992 e, durante 5 anos, tomou-se a decisão de não produzir quaisquer quantidades por forma a favorecer apenas o desenvolvimento vegetativo da planta. Tal prática permitiu um estabelecimento perfeito da vinha e originou uma primeira colheita (1997) de invulgar concentração e extracto.

Em 1998 procedeu-se à segunda fase de replantação da vinha em mais 12,3 hectares, ficando a Quinta do Monte d'Oiro com um total de 15 hectares de vinha. Para além da casta Syrah, utilizaram-se ainda algumas das mais nobres castas portuguesas: Touriga Nacional, Touriga Francesa e Tinta Roriz. Completou-se ainda com mais duas castas estrangeiras, Viognier (branca) e Petit Verdot, para futuros lotes específicos.

Em 2001 reconstruíram-se as adegas de vinificação e estágio, munidas com o mais moderno equipamento para que nenhuma condição falte à produção de vinhos de grande qualidade.
Nota - Esta informação é do Dominio Público. Sendo preferencialmente da responsabilidade da própria entidade. - Os produtos, imagens, marcas, logótipos e siglas apresentados estão normalmente protegidos pelos respectivos proprietários.
Existem 5 Marca(s) desta Entidade, registadas na nossa base de dados.

<< Pagina Anterior


     

 

Todos os direitos reservados. © 1997-2016 VinhosOnline
Os nomes, logotipos e marcas registadas apresentados neste site são propriedade dos seus respectivos detentores.