logotipo vinhos.online

 

Este Site é independente!
Não está associado a nenhuma entidade produtora, engarrafadora, distribuidora, reguladora, ou quaisquer outras.
Fundação Eça de Queiroz
Categoria - Produtores/Engarrafadores
Contacto: Quinta de Vila Nova - Tormes
Santa Cruz do Douro
4640-433 Santa Cruz do Douro
Portugal

Tel: +351 254 882 120 - Fax +351 254 885 205
www - http://www.feq.pt
email - feq@feq.pt
Apresentação - A Associação de Amigos de Eça de Queiroz, constituída por escritura pública em 23 de Julho de 1988, instituição que congrega pessoas e vontades que têm no legado cultural de Eça de Queiroz uma referência comum, orientou-se no sentido de fomentar o aparecimento e consolidação dessa outra instituição, a Fundação Eça de Queiroz, a quem caberá desempenhar um relevante papel na salvaguarda da memória cultural de Eça de Queiroz através de iniciativas diversificadas. Em 9 de Setembro de 1990, por iniciativa de Maria da Graça Almeida Salema de Castro - actual presidente vitalícia - e Sociedade Anónima "João Pires, S.A.", cria-se a Fundação Eça de Queiroz com um património avaliado, em estimativa de 1989, em 187.000 contos.

Esse património, constituído pela Casa e Quinta de Vila Nova tem vindo a ser objecto de intervenções arquitectónicas que numa 1a fase orçaram em cerca de 65.000 contos e que foram comparticipadas pelo I Quadro Comunitário de Apoio, em 70%, pelo PRORN. Numa 2a fase, com início em 1994 e que terminou em 1999, realizaram-se obras no valor global de 150.000 contos, montante esse comparticipado em 75% pelo II Quadro Comunitário de Apoio. Com as transformações arquitectónicas realizadas na Casa Mãe criou-se um espaço museológico, uma biblioteca, um arquivo, um mini-auditório e um espaço para serviços administrativos; Estão em curso transformações arquitectónicas em quatro casas de antigos caseiros, destinadas a turismo rural (três já concluídas e uma em projecto).

Recuperada a eira e beiral, construído um parque de estacionamento, remodelado o estradão, foram por último executados os Arranjos Exteriores em que se salientam o ajardinamento dos espaços e o estabelecimento da rede de rega. Foram feitos investimentos agrícolas - implantação de 4,5 hectares vinha nova, construída e equipada a adega, estando em execução um projecto para reestruturação da parte restante da vinha velha e aquisição de novos equipamentos, sendo estes projectos financiados pelo IFADAP. Entretanto, em colaboração com o Instituto Português dos Museus, o Arquivo Distrital do Porto, o Instituto Português da Fotografia, o Museu Soares dos Reis e o Instituto José de Figueiredo, fez-se o tratamento museológico do espólio do escritor.
Nota - Esta informação é do Dominio Público. Sendo preferencialmente da responsabilidade da própria entidade. - Os produtos, imagens, marcas, logótipos e siglas apresentados estão normalmente protegidos pelos respectivos proprietários.
Existem 1 Marca(s) desta Entidade, registadas na nossa base de dados.

<< Pagina Anterior


     

 

Todos os direitos reservados. © 1997-2016 VinhosOnline
Os nomes, logotipos e marcas registadas apresentados neste site são propriedade dos seus respectivos detentores.