logotipo vinhos.online

 

Este Site é independente!
Não está associado a nenhuma entidade produtora, engarrafadora, distribuidora, reguladora, ou quaisquer outras.
Eduardo Mendia Freire de Serpa Pimentel - Quinta da Pacheca
Categoria - Produtores/Engarrafadores
Contacto: Quinta da Pacheca - Cambres
Cambres
5100 Lamego
Portugal

Tel: +(351) 25423228 - Fax: +(351) 254 321 359
www - (Não disponivel)
email - (Não disponivel)
Apresentação - As vinhas da QUINTA DA PACHECA estão situadas no coração da Região Demarcada do Douro, mais concretamente na margem esquerda do Rio Douro, que constitui uma das suas limitações, a 8 Km de Lamego.

É num documento, datado de 17 de Abril de 1738, que se encontra a primeira referência a esta Quinta chamada "da Pacheca" porque a sua dona foi D.ª Mariana Pacheca Pereira. O conjunto das vinhas, outrora pertencentes aos Conventos de Salzedas e S. João de Tarouca, começaram então a ser chamados QUINTA DA PACHECA.

Esta propriedade, com uma área de 36 hectares, foi adquirida por D. José Freire de Serpa Leitão Pimentel, pai do actual dono, em Setembro de 1903.

Em 1904, a colheita, já realizada pela família Serpa Pimentel, foi muito reduzida, o que levou o seu novo proprietário a realizar a primeira grande replantação da QUINTA DA PACHECA, dividindo as vinhas por castas, separadas por largos caminhos para facilitar os trabalhos.

As castas então utilizadas foram: Bastardo, Tinto Cão, Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Roriz e Tinta Barroca para os tintos, e Códega, Malvasia Fina, Malvasia Corada, Cerceal, Donzelinho e Viosinho para as brancas.

Em 1916, já com as novas vinhas a produzir, a colheita alcançou os 2565 hectolitros, o que obrigou à construção de novas caves e novos tanques de pedra.

O segundo grande impulso foi dado pelo actual proprietário, D. Eduardo Mendia Freire Serpa Pimentel, que substituiu as vinhas mais antigas e iniciou a comercialização de vinhos de mesa.

Durante vários anos, foram testadas as castas Riesling, Sauvignon e Gewurztraminer. Em 1971, foram enxertadas 5000 videiras de cada uma destas castas e em 1978 iniciou-se a comercialização de vinhos de mesa.

A maior parte do vinho produzido na QUINTA DA PACHECA está autorizado a ser transformado em Vinho Porto. Este vinho é vendido a uma companhia inglesa e por esta comercializado.
Nota - Esta informação é do Dominio Público. Sendo preferencialmente da responsabilidade da própria entidade. - Os produtos, imagens, marcas, logótipos e siglas apresentados estão normalmente protegidos pelos respectivos proprietários.
Existem 4 Marca(s) desta Entidade, registadas na nossa base de dados.

<< Pagina Anterior


     

 

Todos os direitos reservados. © 1997-2016 VinhosOnline
Os nomes, logotipos e marcas registadas apresentados neste site são propriedade dos seus respectivos detentores.