logotipo vinhos.online

 

Este Site é independente!
Não está associado a nenhuma entidade produtora, engarrafadora, distribuidora, reguladora, ou quaisquer outras.
Quinta do Vallado - Sociedade Agrícola, lda
Categoria - Produtores/Engarrafadores
Contacto: Quinta do Vallado
Vilarinho dos Frades
5050-364 Peso da Régua
Portugal

Tel: +351 254 323 147 - Fax: +351 254 324 326
www - http://www.quintadovallado.com
email - vallado@mail.telepac.pt
Apresentação - A primeira referência documental conhecida à Quinta do Vallado data de 1716, quando a propriedade pertencia a Josefa Taveira. Um século mais tarde, em 1818, os seus descendentes venderam-na a António Bernardo Ferreira o primeiro deste nome, tio e sogro de Dona Antónia Adelaide Ferreira.
Desde então a Quinta do Vallado manteve-se na posse da família Ferreira, pertencendo hoje à sexta geração do mesmo nome.
A Quinta do Vallado estende-se por ambas as margens do rio Corgo, nas proximidades da sua desembocadura no Rio Douro. Na encosta voltada a poente ergue-se a residência de traça solarenga, com capela armoriada anexa, como era tradicional nas casas senhoriais da região.

A obra iniciada por António Bernardo Ferreira I, foi prosseguida por seu filho António Bernardo Ferreira II. Sua mulher Antónia Adelaide Ferreira, tendo ficado viúva muito nova, assegurou a continuidade da gestão com grande talento e energia. Estas e outras qualidades fizeram dela uma personagem lendária do Douro.

O seu bisneto Jorge Viterbo Ferreira veio a tornar-se o único proprietário da Quinta do Vallado. Dedicou-se com grande entusiasmo a ampliar, desenvolver e melhorar a Quinta.
Tendo morrido em 1945, com apenas 50 anos de idade, não pôde recolher os frutos deste trabalho.

Poucos anos volvidos sucedeu-lhe na Administração da propriedade seu filho Jorge Maria Cabral Ferreira, em representação de seus irmãos.

Permaneceu à frente da propriedade, com grande entusiasmo e eficiência até a sua morte em 1992.
A gestão da propriedade passou então a ser assegurada por seu cunhado Guilherme Álvares Ribeiro, com a colaboração de sua mulher Maria Antónia Ferreira.

Em 1993 foi decidido alargar a actividade da empresa à produção, engarrafamento e comercialização dos seus próprios vinhos, quer VLQPRD PORTO, quer VQPRD DOURO.

Em 1993, e sob orientação do Prof. Nuno Magalhães, iniciaram-se os estudos para executar uma profunda reestruturação das vinhas sendo os objectivos primordiais a utilização de castas selecionadas e a adopção de sistemas de plantação e condução segundo novos modelos com vista a um melhor desenvolvimento vegetativo e maior facilidade de mecanização dos trabalhos de viticultura. Terminado o programa de reestruturação, a Quinta do Valado dispõe de uma área de vinha de 64 ha constituída por 38 ha de vinhas novas e 26 ha das melhores parcelas de vinha antiga.

Para atingir os objectivos propostos recorreu-se à colaboração de jovens técnicos: Francisco Olazabal (também descendente de Dona Antónia Adelaide Ferreira) assegura a direcção de enologia desde 1993, enquanto que Francisco Ferreira, filho de Jorge Ferreira e engenheiro agrónomo é responsável pela gestão agricola e administrativa da quinta desde 1997.

A produção deverá atingir o seu valor normal a partir do ano 2003.

Além dos investimentos feitos nas novas plantações, construiu-se em 1977 uma nova adega ao lado da que já existia.
Esta nova adega foi concebida de maneira a poder utilizar o transporte por gravidade e assim eliminar a utilização de bombas para transportar as uvas esmagadas até ás cubas de fermentação.

A adega foi equipada com a mais moderna tecnologia: fermentação e armazenamento em cubas de aço inoxidável, sistemas de refrigeração e aquecimento com controle automático da temperatura, remontagem programável, etc.

Fonte: http://www.quintadovallado.com
Nota - Esta informação é do Dominio Público. Sendo preferencialmente da responsabilidade da própria entidade. - Os produtos, imagens, marcas, logótipos e siglas apresentados estão normalmente protegidos pelos respectivos proprietários.
Existem 3 Marca(s) desta Entidade, registadas na nossa base de dados.

<< Pagina Anterior


     

 

Todos os direitos reservados. © 1997-2016 VinhosOnline
Os nomes, logotipos e marcas registadas apresentados neste site são propriedade dos seus respectivos detentores.