logotipo vinhos.online

 

Este Site é independente!
Não está associado a nenhuma entidade produtora, engarrafadora, distribuidora, reguladora, ou quaisquer outras.
"Finlândia – Breve Apontamento sobre Vinhos - AICEP"
Notícia in AICEPPartilhar de 01-08-2017 12:00:00

Este Breve Apontamento apresenta uma caracterização do mercado finlandês de vinhos, nomeadamente dimensão e evolução das vendas, relações comerciais internacionais, países fornecedores, preços, marcas, principais características da distribuição, nomeadamente no que respeita à caracterização e funcionamento da Alko.
Na Finlândia, a oferta de vinhos é cada vez mais diversificada. Em 2016, as vendas de vinho na Alko, monopólio estatal para a comercialização a retalho de bebidas alcoólicas, abrangeram um total de 3 951 referências, um crescimento de 10,3% face a 2015.



Os vinhos tintos, com 24,5 milhões de litros, representam a maioria das vendas, masbaixaram 1,6% em 2016, enquanto os vinhos brancos aumentaram cerca de 100 mil litros, para um total de 21,2 milhões de litros.

Embora o preço de venda da grande maioria dos vinhos engarrafados, tanto tintos como brancos, seja inferior a 10 euros, o facto é que têm sido as categorias mais caras a registar as maiores taxas de crescimento de vendas.

Portugal foi o 12º fornecedor, com uma quota de 1,8% correspondente a 3,8 milhões de euros e um crescimento anual de 7,4% em 2016. Os vinhos portugueses posicionam-se essencialmente nos tintos, não se encontrando nenhuma marca portuguesa no top 15 dos vinhos brancos mais vendidos.

Questões relevantes na Finlândia, que não podem ser ignoradas pelos fornecedores do mercado, são as relacionadas com a sustentabilidade ambiental e social. Nesta área, existe uma forte consciencialização dos consumidores que optam, cada vez mais, por produtos que respeitem essas condições e, nos últimos anos, tem-se assistido a um crescimento relativamente rápido da procura de vinhos biológicos.

As tendências apontam para uma evolução positiva do consumo de vinho e para ganhos de quota dos vinhos biológicos. Todavia, apesar do aumento do interesse pelo vinho por parte de um número crescente de consumidores, é importante ter presente que este é, ainda, um grupo bastante limitado e localizado, principalmente, nas grandes cidades.

Comsulte o documento aqui!

<< Página Anterior

     

 

Todos os direitos reservados. © 1997-2016 VinhosOnline
Os nomes, logotipos e marcas registadas apresentados neste site são propriedade dos seus respectivos detentores.