logotipo vinhos.online

 

Este Site é independente!
Não está associado a nenhuma entidade produtora, engarrafadora, distribuidora, reguladora, ou quaisquer outras.
Glossário de Termos vinicôlas
Pesquisa Alfabética: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Pesquisa Avançada



Termo a pesquisar:   

 
Entradas encontradas:

Pagina 1 de 2

TermoSignificado
AcerboVinho com excesso de adstringência, o que lhe dá um sabor azedo, áspero.
AçúcarO sumo de uva contém dois açúcares simples, a glicose e a frutose, que se transformam em álcool durante a fermentação. Contudo, uma pequena parte destes açúcares permanece no vinho depois de feito, designando-se por isso de açúcar residual.
AdstringenteSensação provocada pelo tanino existente no vinho que tem por efeito crispar as mucosas da boca. Ao procurar distendê-las, o provador dá a impressão de mastigar o vinho.
AgressivoDiz-se de um vinho que fere o palato por excesso de acidez ou de tanino.
AgresteVinho com acentuadas características de acidez.
Alfrocheiro-PretoCasta que dá coloração aos vinhos tintos em várias regi_es de Portugal. Tem também elevados níveis de álcool.
AlvarelhãoUva de qualidade, origina vinhos tintos relativamente leves, delicados, muito equilibrados. É considerada originária do Alto Douro. É cultivada no norte e centro de Portugal, incluindo a Região dos Vinhos Verdes.
AlvarinhoEsta casta de alta qualidade e pouco produtiva é característica da sub-região de Monção (Vinho Verde) e apresenta cachos pequenos, pouco compactos e em forma de "asa". O bago é amarelo, de tamanho médio e com acentuado sabor. Dá origem a vinhos com muito aroma, harmoniosos e saborosos.
AmaralEsta casta possui um cacho médio e não muito compacto e um bago de dimensão média, arredondado e de cor negro azulado. Os terrenos onde é cultivada deverão ser quentes e secos. É uma casta de bom rendimento.
AmargoSabor elementar e simultâneamente doença do vinho.
AmploVinho que alia, na mais perfeita harmonia, sabor e bouquet o que se traduz na degustação por sensaç_es ricas e prolongadas.
Antão VazCasta típica do sul do Alentejo (Reguengos e Vidigueira), com cachos médios e bagos muito pequenos, sem sabor particular. Dá origem a vinhos brancos macios.
AragonezCasta espanhola, usada na produção de Vinho do Porto e vinho de mesa. Origina vinhos com muita côr.
ArintoCasta branca que pode ser considerada uma das melhores de Portugal, que se distingue principalmente pelos mostos muito ácidos que origina. Apresenta cachos médios e ramificados, com bagos pequenos. Na região de Bucelas é a principal casta (no mínimo, 75%).
Arinto-do-DãoÉ uma casta muito difundida, sendo mais cultivada na região do Dão. Os seus cachos médios, com bagos pequenos produzem vinhos vulgares, com algum aroma e sabor delicado.

Página: indice [1 2]


     

 

Todos os direitos reservados. © 1997-2016 VinhosOnline
Os nomes, logotipos e marcas registadas apresentados neste site são propriedade dos seus respectivos detentores.